LUCIANO CORDEIRO É O MAIS NOVO COLUNISTA NO BLOG DO POETA
Caros leitores deste blog é com grande prazer e satisfação que venho agradecer a nosso amigo Cláudio André pelo convite a ser mais um colunista que compartilha os seus conhecimentos com vocês ilustres leitores.
O nosso objetivo em primeiro plano é deixar os nossos leitores bem informado sobre a contratação do seu seguro e também as cláusulas e vantagens de contratar um seguro, responderemos também duvidas e perguntas dos leitores e noticias atualizadas sobre o mercado de seguros brasileiro e mundial.
Começo falando um pouco sobre a história do seguro, o qual as primeiras noticias que temos a respeito do seguro data de 5000 A.C período pré-histórico, quando os prejuízos com as culturas eram repartidos entre os clãs ou tribos em favos dos lesados nomeadamente órfãos, incapacitados, viúvas e etc. Longa seria o relato da história do seguro no mundo mais vamos nos deter um pouco ao Brasil.
Luciano Cordeiro Amaral
Prezado Luciano, a satisfação é nossa, em poder contar com sua valiosa participação, deixando este blog muito mais informativo e participativo. Temos certeza que a COLUNA SEGURO É SEGURO, vai ser uma das mais lidas. Seja bem vindo e sucesso.
Cláudio André O Poeta
COLUNA SEGURO É SEGURO
TERÇA-FEIRA, 26 DE FEVEREIRO DE 2013
INÍCIO DA ATIVIDADE SEGURADORA NO BRASIL
A atividade seguradora no Brasil teve início com a abertura dos portos ao comércio internacional, em 1808. A primeira sociedade de seguros a funcionar no país foi a "Companhia de Seguros BOA-FÉ", em 24 de fevereiro daquele ano, que tinha por objetivo operar no seguro marítimo.
O mercado segurador brasileiro já havia alcançado desenvolvimento satisfatório no final do século XIX. Concorreram para isso, em primeiro lugar, o Código Comercial, estabelecendo as regras necessárias sobre seguros marítimos, aplicadas também para os seguros terrestres e, em segundo lugar, a instalação no Brasil de seguradoras estrangeiras, com vasta experiência em seguros terrestres.
A CRIAÇÃO DA SUPERINTENDÊNCIA GERAL DE SEGUROS
O Decreto n° 4.270, de 10/12/1901, e seu regulamento anexo, conhecido como "Regulamento Murtinho", regulamentaram o funcionamento das companhias de seguros de vida, marítimos e terrestres, nacionais e estrangeiras, já existentes ou que viessem a se organizar no território nacional. Além de estender as normas de fiscalização a todas as seguradoras que operavam no País, o Regulamento Murtinho criou a "Superintendência Geral de Seguros", subordinada diretamente ao Ministério da Fazenda.
CRIAÇÃO DA SUSEP
Em 1966, através do Decreto-lei n° 73, de 21 de 'novembro de 1966, foram reguladas todas as operações de seguros e resseguros e instituído o Sistema Nacional de Seguros Privados, constituído pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP); Superintendência de Seguros Privados (SUSEP); Instituto de Resseguros do Brasil (IRB); sociedades autorizadas a operar em seguros privados; e corretores habilitados.
Seguros disponíveis no Brasil:
DPVAT - DPEM - Seguro Rural - Seguro Compreensivo - Seguro Garantia
Seguro de Danos - Seguro de Pessoas - Seguro de Transportes
Seguro de Crédito - Seguro de Automóveis - Seguro de Garantia Estendida